Já pensou em visitar um lugar de cinema?
14/02/12 15:58Reconhecer lugares que aparecem em filmes é uma diversão comum em viagens. Além de locais explicitamente turísticos, como a torre do Big Ben, em Londres, e a Fontana di Trevi, em Roma, cafés, livrarias e hotéis aparecem com destaque em muitos filmes, atraindo mais visitantes.
O guia de viagens Frommer’s listou alguns locais “cinematográficos” que podem ser visitados pelos fãs da sétima arte.
1. Ilha de Oahu, no Havaí
Uma das praias paradisíacas da ilha é cenário de um dos beijos mais quentes do cinema, protagonizado por Deborah Kerr e Burt Lancaster em “A Um Passo da Eternidade” (1953).
2. Estação de trem King’s Cross, em Londres
Turistas sem poderes mágicos não conseguirão embarcar no expresso para Hogwarts, mas podem pelo menos tirar uma foto em frente à plataforma 9¾, da série “Harry Potter”.
3. Hotel Timberline Lodge, no Oregon (EUA)
O hotel serviu de cenário para as cenas externas do clássico de terror “O Iluminado” (1980). Turistas corajosos que quiserem se hospedar no famoso quarto 237 ficarão desapontados: temendo que ninguém mais quisesse reservar o quarto 217 (que aparece no livro de Stephen King, no qual o filme foi baseado), o gerente do Timberline Lodge pediu ao diretor Stanley Kubrick que mudasse o número para um não existente no hotel.
4. Café des Deux Moulins, em Paris
Após o sucesso do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulin” (2001), o café parisiense passou a atrair centenas de turistas curiosos para conhecer o local de trabalho da garçonete vivida por Audrey Tautou.
5. Art Institute of Chicago, nos Estados Unidos
A visita ao museu foi um dos muitos programas feitos por Ferris Bueller, seu melhor amigo e sua namorada durante o dia em que decidiram faltar à escola em “Curtindo a Vida Adoidado” (1986).
Faltou mostrar a Toscana belíssimamente filmada em “Sob o sol de Toscana”.
No Brasil nada ??
Marechal Deodoro, a 28km de Maceió ainda conserva alguns dos cenários usados em o Bem Amado, de Guel Arrais, Com direito a uma parada em uma paradia que exibe orgulhosamente as flamulas do Odorico Paraguaçu.