Destinos pouco alardeados
23/02/12 19:44O site da editora de guias Lonely Planet, que costuma preparar listas sobre vários assuntos ligados ao turismo, publicou um ranking com dez destinos interessantes que são pouco alardeados _e visitados.
O primeiro lugar ficou com Trieste, na Itália. Os motivos? A cidade é descrita pelo site como um “cadinho cultural” em uma bela localização à beira-mar, que, historicamente, foi o principal porto do Império Austro-Húngaro, e mantém as marcas de seu passado de um modo sedutor.
Os outros destinos da lista são: Arras, na França; Gujarat, na Índia; Chóngqì, na China; Aberdeen, na Escócia; Utrecht, na Holanda; Meknès, em Marrocos; Helsinki, capital da Finlândia; Jerez de la Frontera, na Espanha; e Takayama, no Japão.
A maioria dos locais escolhidos faz parte de países que oferecem muitos atrativos turísticos. É natural que um turista conheça os destinos mais famosos ao visitar um país, ao menos na primeira vez.
Assim, há destinos incríveis que acabam sempre recebendo menos visitantes _o que não deixa de ser uma boa surpresa para o turista, que não enfrenta as multidões que os locais muito populares costumam atrair.
No caso desta blogueira, uma ótima surpresa foi conhecer La Coruña, na Galícia, região autônoma da Espanha.
Mais conhecida por Santiago de Compostela e seus caminhos, a Galícia oferece atrações muito além. Mas, por estar em um país com tantos lugares famosos, acaba por atrair visitantes para seu destino mais conhecido, e não para toda a região.
(Rabiespierre/Divulgação) A torre de Hércules, farol romano em La Coruña
Vale a pena desviar um pouco do trajeto para conhecer La Coruña. Em uma península, a cidade abriga um belo centro histórico e um farol romano_o mais antigo ainda em funcionamento _de onde se tem uma vista maravilhosa da região.
E você, já descobriu um destino pouco famoso, mas incrível? Qual?
A Galiza, no noroeste de España, muito muito linda mais é a regiao mais verde do pais, gastronomia muito boa em carnes e peixes e mariscos. Fascinante é a Costa da Morte, belissima e salvagem. Convido a visitar o meu blog de viages uxiotravel.
Utrech, citado na matéria é DEMAIS. Bem próxima a Amsterdam (40 min), charmosa, cheia de canais. Uma mini amsterdam. Vale a visita!
Sarlat La Caneda, na França, diferente de todas as cidades medievais que conheci pelo mundo. Super pacata, com ruelas, construções e mercado fantásticos. É a terra do foie gras, mas turista por lá é coisa rara. Alguns quilômetros adiante vale a pena estender a visita para La Roque Gageac – com construções encravadas em pedras, ao longo de um belo rio. Por perto ficam os castelos de Beynac e Castelnaud, palcos da Guerra dos 100 anos.
Outra muito linda na Hungria. Soprón, na divisa com a Áustria.
Região de Traunkirchen, lagos nos Alpes austríacos. Belíssimo lugar. Interior da Hungria, província de Zala, cegonhas, cavalos, ciganos, vinhedos e paisagem bucólica. Colônia na Alemanha- Innere Stadt, catedral e o museu romano que sozinho já vale a visita. Este ano estou querendo ir para um lugar bem exótico e Zanzibar está no topo da minha lista. Tenho ouvido muita coisa boa da Nicarágua tb. Parece que um novo destino hip.
Meknès no Marrocos fascina com as ruínas romanas. A geografia e amabilidde local completam a magia. Vale a pena sim.