E a saga do visto continua
29/02/12 19:25Cheguei a comentar aqui minha minissaga para tirar o visto para os EUA, com muita fila, mas também bastante organização.
Um outro país que atrai um bom montante de brasileiros, muitos deles intercambistas, é o Canadá. Estive no consulado canadense hoje solicitando o visto de turista e o processo foi tranquilo.
Primeiramente, é preciso responder a um questionário de quatro páginas. Ele é menos complicado que o estadunidense, em que as perguntas são em maior número e você deve fazê-lo on-line –há chance de, caso você não salve de forma constante, perder o trabalho feito no meio do procedimento.
Com o canadense, você baixa um arquivo no formato pdf, completa as informações digitadas e aperta um botão de finalização que gera um código de barras. Depois é só imprimir, completar um questionário adicional (em português), pagar sua taxa no HSBC, providenciar duas fotos e seus comprovantes de renda…
A entrevista é marcada por telefone (tive que ligar três dias, pois foi difícil ter a ligação completada). No dia agendado, uma pequena fila de 15 minutos. E agora é preciso aguardar e retirar o passaporte.
Voltando aos EUA, as medidas para facilitar o visto aos brasileiros parecem já mostrar resultado. Veja o minidepoimento da analista de mídias sociais Fernanda Alteff, que esteve há seis dias no consulado americano:
“Minha experiência no consulado dos Estados Unidos foi ótima. Estava com receio, pois todos me disseram que o atendimento era muito demorado, mas isso não aconteceu comigo. Chegamos por volta de 8h45 e não pegamos fila. O que mais demorou foi para me entregarem de volta o passaporte, quando tiramos as impressões digitais. Depois disso, tudo foi muito rápido e tranquilo. Demorei mais para preencher o formulário DSC-160 do que no consulado. Ao todo, gastei menos de uma hora por lá.”
Concordo com você, Evaldo. Fui uma vez a Miami e basta. Dos países que conheço, foi o único lugar em que fui enganado em uma compra, por sinal. Tem lugares muito mais interessantes para se conhecer sem necessidade de visto, sem ser preciso pedir “favor” aos burocratas americanos, que se acham a última azeitona da empada.
A saga continua, tirei meu visto na sexta-feira de carnaval e a demora foi de 3:40 hs, contando da entrada no consulado, até a entrega da carta registrada para envio do passaporte com o visto. è organizado, mas continua um desrespeito aos brasileitos que são o segundo turista que mais gasta no EUA.
Também não fiz entrevista para tirar o visto para o Canadá, resolvi tudo através de despachante.
Quanto aos EUA, tirei o visto mês passado e fiquei impressionada com a organização do consulado, eles são extremamente eficientes. Quem dera que toda repartição pública no Brasil fosse assim.
E o absurdo continua, imagina sair de SC no meu caso, viajar pra SP pra fazer uma entrevista com um burocrata, pra ser liberado e visitar o Canada ou os EUA. Nunca na minha vida vou fazer isso. Tenho quase o resto do planeta inteiro para me divertir, conhecer, esquiar e gastar meu rico dinheirinho. Com certeza vou morrer sem conhece-los se continuar essa idiotice
Entrevista para visto de turista para o Canadá? Não fiz… Mudaram as regras?