Viaje no cinema
14/03/12 20:02Preparar-se para uma viagem pode ser (quase) tão gostoso quanto viajar. Obviamente, não falo da parte burocrática, como vistos, documentos e seguros-viagem.
Refiro-me ao planejamento sobre o que fazer no dia a dia, ao ler sobre a história e os atrativos do destino… E algo descompromissado e interessante a ser feito pré-viagem é assistir a filmes cuja temática seja abordada no local a ser visitado.
Quem nunca foi a determinado lugar em uma viagem por causa “daquela cena naquele filme” que atire a primeira pedra.
Tenho alguns exemplos nessa temática, compare com os seus:
- Nova York: “Nova York Eu Te Amo” é um compilado de vários curtas que tem a metrópole estadunidense como pano de fundo. São onze no total, com no máximo dez minutos cada, passando em vários bairros nova-iorquinos.
- Paris: para não repetir o “Paris, Eu Te Amo”, vale “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, principalmente a cena em que a personagem principal passeia freneticamente com um cego pelo bairro de Montmartre.
- Escócia: fique com o clássico “Trainspotting”, filme de 1996 dirigido por Danny Boyle (de “Quem Quer Ser Milionário?”).
- Ko Phi Phi: quem ficou embevecido com as imagens de “A Praia”, estrelado por Leonardo di Caprio, pode visitar o lugar, que não é secreto. Trata-se de uma ilha em um arquipélago na Tailândia. Novamente um com o dedo de Boyle.
- Lençóis Maranhenses: para não falar que não entrou nenhum filme nacional, o drama “Casa de Areia” tem atuação de Fernanda Montenegro e de sua filha Fernanda Torres e se passa nas dunas e lagos do parque nacional brasileiro.
Listas valem até se você não é um marinheiro de primeira viagem. Relembrar uma experiência longe de casa pelos filmes nunca é demais.
E você? Costuma “se preparar” para viajar pelos filmes? Tem sua lista preferida?
Sobre o tema, sugiro o livro Europa de Cinema, de Vicente Frare, editado pela Pulp Editora.
Rafael,
Sou autor de um livro-guia de viagens chamado Europa de Cinema, onde dou dicas de mais de 250 filmes e de onde as cenas foram gravadas. Me mande seu endereço que te dou um exemplar de presente.
Obrigado
muito didática a iniciativa de Rafael Mosna.Gostaria de saber mais sobre viagens em outros filmes.Já faço isto através de livros,mas poderá ser um estímulo maior assistir
os filmes e aprender sobre as cidades.Recentemente assisti um DVD sobre o caminho de Santiago e já fui a Porto,Braga e Guimaraes inspirado neste DVD. Parabens pela iniciativa e que tal organizar um Guia de Viagens através de filmes.
Não conheço Paris mas pretendo conhecer a Cidade Luz futuramente após assistir o filme escrito por Woody Allen “Meia Noite em Paris”.