Aeroportos brasileiros em petição de miséria
30/03/12 19:52Para contornar o fantasma do caos aéreo e preparar o país para a Copa do Mundo de 2014, o governo realizou uma licitação que concedeu a exploração do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), a partir de maio, para uma empresa sul-africana chamada Acsa, tal como mostrou recente programa da TV Folha, que vai ao ar aos domingos às 20h pela TV Cultura.
Tal empresa já administra os aeroportos de Johannesburgo e da Cidade do Cabo, além de outros oito só na África do Sul.
Mas ainda que tal empresa faça milagres a partir de maio, não seria o caso de, até lá, de tirar o aeroporto de Cumbica do estado de precariedade em que ele se encontra?
O primeiro (e mais preocupante) problema de Cumbica tem relação com a insegurança. Recentemente uma quadrilha que furtava malas foi descoberta, mas nem por isso foi instalado um sistema de câmeras para monitorar o movimento na área das esteiras de bagagem.
Se hoje quase que qualquer padaria ou pequeno comércio tem câmeras, porque é que o aeroporto internacional mais movimentado do Brasil não tem?
A quem interessa não vigiar o que acontece com as bagagens desde o momento em que elas chegam à esteira até que saem da área de alfândega?
Outro problema de Cumbica são os táxis clandestinos que são oferecidos no momento em que o passageiro passa pela aduana e entra no saguão.
Há casos em que os táxis são seguidos e interceptados por gatunos na estrada, rumo a São Paulo. Já imaginou atravessar o mundo e chegar de viagem com valores, compras, computador, máquina de fotografia, passaporte e celular e ser roubado a caminho de casa?
Outra mazela diz respeito aos preços extorsivos praticados dentro do aeroporto de Guarulhos por restaurantes e lojas, ainda mais caros do que os cobrados em São Paulo, sem dúvida hoje uma das cidades mais caras do mundo.
E há o problema do estacionamento, permanentemente lotado, a céu aberto, com carros estacionados sobre a grama e, também, caríssimo e sem um sistema confiável de monitoramento por câmeras de circuito fechado.
Finalmente, há o tempo gasto para chegar até Guarulhos, com a marginal permanentemente entupida de carros e caminhões, sem transporte eficiente conectando São Paulo ao aeroporto de Cumbica, sem sombra de obra de trem ou metrô até lá, coisa que é bastante comum nos principais aeroportos do mundo.
Sim, pode ser que a empresa sul-africana Acsa invista a partir de maio para transformar esse aeroporto num lugar menos inseguro, menos caro e menos desconfortável, com banheiros melhores etc.
Mas, antes de ficar à espera de que isso aconteça por obra de uma empresa estrangeira, será que não daria para instalar as tais câmeras para monitorar e combater a malandragem por ali a partir de já?
As autoridades, sempre tão ágeis para filmar carros em excesso de velocidade ou cometendo infrações de trânsito, não poderiam usar um pouco dessa expertise que serve para multar e atuar na vigilância dentro de locais como o aeroporto de Cumbica?
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Há poucas semanas tive a oportunidade de fazer conexão no aeroporto Barajas, em Madrid. Tenho que admitir que fiquei embasbacado com a grandeza, modernidade e beleza desse aeroporto. Será que algum dia teremos alguma coisa parecida em nosso país??
Ninguem está falando mas, existe uma guangue de menores assolando o aeroporto. Pedem e quando não não são atendidos, coagem as pessoas, passageiros e funcionários, com palavras de baixo calão. Devem ser orientados por alguém pois sabem dos seus “dereitos” e se prevalecem disso para cometer pequenos delitos. Nós, funcuinarios estamos bastante preocupados pois o número de crianças está aumentando e ninguem faz nada contra isso.
E aquela nossa imigracao? “brasileiros a esquerda, estrangeiros a direita” – sinto-me o proprio boi ali – alem do “ingres” que parece com o daquele do tecnico de futebol. Vergonha total amontoar os visitantes naquela fila kilometrica (nem na Africa eh assim – falo com experiencia) – sem falar no entorno do aeroporto (orgulho mor de nosso equibilibrio socio economico) e na famigerada marginal tiete (com seu visual e aromas infames)
É totalmente correta a afirmacão de que pra multar tem câmeras pra todo lado. Por que não no setor de bagagem de entrada de malas nos aeroportos? Realmente estão querendo proteger quem? Quem além dos funcionarios esta faturando com o roubo? O país esta um caos!!! Em todos os sentidos. O comentarista se apegou a falar somente do aeroporto de Cumbica. Mas pelo amor de Deus, o Tom Jobim no Rio esta mais que um caos. Meu Deus…. que vergonha para a Copa e Olimpiada!Quem sabe , com tantas viagens que Dona Dilma esta fazendo, igual ao Sr. Lula fez, aprenda alguma coisa nova que valha a pena investir nesse setor.
Duvido muito que não haja câmeras de vigilância na área de despacho de bagagem. De onde o senhor tirou esta informação?
Hagamenon Dantas, quanta ignorância! Você já veio “ao” Pernambuco, por acaso? Acho que não, pois se tivesse vindo, teria constatado que o aeroporto de Recife é motivo de orgulho não apenas para os nordestinos como para o Brasil! Sou pernambucana com muito orgulho, não ando de pau-de-arara e convido você para vir conhecer o Recife antes de falar o que não sabe.
só uma solução de volta o brigadeiro Adir Silva, aí sim o Brasil melhorou muito em termos de aeroportos.
experiência e conhecimento.
A bordo do avião o comandante anuncia: ‘senhores passageiros, dentro de instantes estaremos pousando no aeroporto internacional de Guarulhos’.
Ele está correto.
É assim que está escrito nas placas indicativas da marginal Tietê e nas rodovias Dutra, Ayrton Senna e Fernão Dias. Nos sites da Anac, Infraero, cias aéreas Tam, Gol, Webjet e Azul, além dos sites de vendas de passagens consta Guarulhos, não Cumbica. Nos tags de bagagens e na passagem pode-se ler GRU de Guarulhos. É assim também que está escrito em letras garrafais na fachada do terminal 1 do aeroporto.
As pessoas falam Guarulhos, não Cumbica, palavra de sinistro significado para a aviação.
Quanto ao assunto, penso que o mais urgente é uma linha de metrô ou monotrilho ligando o aeroporto à malha metroviária e a Congonhas, acabando com o martírio da viagem de ônibus. Nada mais torturante que chegar na mais importante cidade do país e ter que esperar pelo ônibus em pé na calçada do aeroporto, com sono, tropeçando em malas e crianças.
Situação no Sul: Curitiba OK, Porto Alegre Bom, Florianópolis LIXO, Joinville e Navegantes duas caixas de Fósforos.
Alguém acredita que com a privatização vai melhorar? Vejam os serviços das barcas, no Rio, e dos trens, em S]ao Paulo. E mesmo privatiando, as empresas usarão dinheiro do BNDES, que é público. Pegarão 5 bilhões, usarão 2 e embolsarão 3 bilhões. E no fim nós pagamos a conta.
O de Goiânia, mais parece um terminal de cargas. E o pior do Brasil , e o senhor LULA ficava dizendo que estava tudo bem tudo normal, só que ele esqueceu que no Pernambuco de onde ele saiu anda-se é de pau de arara.
É oficial. Este país é um verdadeiro coc*
Muito bem falado, Silvio. O que vc descreve eh o resultado da conjuncao de fatores negativos muito, mas muito mais serios… Corrupcao, quadrilhas organizadas por gente “importante”, conivencias politicas… enfim; nao eh simples, assim, nao. Vc pode trazer quem quiser para administrar. Por mais competente que seja a empresa, quando vem o momento de incluir o “jabah” na concessao, eh ai que os precos “incexplicavelmente” altos acontecem… Esquece, Silvio… se quiser ter atendimento compativel com preco e expectativa, va para o exterior…