Gargalos do turismo brasileiro
13/04/12 20:03Faltam dois anos para a Copa do Mundo no Brasil e, segundo Angela Gittens, diretora Conselho Internacional de Aeroportos, são grandes as chances de que o governo federal e os organizadores do evento não consigam evitar o caos aéreo.
Especialistas acham que o colapso no sistema aeroportuário representaria um fiasco só comparável ao do atraso na conclusão dos estádios que devem hospedar a Copa de 2014.
Para Gittens, as privatizações de três dos principais aeroportos brasileiros (atualmente em petição de miséria) é positiva. Mas ela afirma que as mudanças estão acontecendo em marcha lenta: e põe lentidão nisso!
OPORTUNIDADES PERDIDAS
O Brasil está empacado há duas décadas na marca dos 5 milhões de visitantes estrangeiros/ano. Para sair do marasmo, se o país tivesse uma visão estratégica do assunto, teria que já estar cuidando da infraestrutura aeroportuária.
O setor privado também teria que ser incentivado a construir quartos de hotel para que o país não fizesse feio, nos quesitos imagem e eficiência, em 2014. Também há muita a fazer até 2016, quando o Rio será sede dos Jogos Olímpicos.
A título de informação, a França recebe mais de 75 milhões de estrangeiros/ano; os EUA também faturam alto com a marca de 60 milhões de turistas vindos de outros países anualmente. Já o Brasil amarga um dos piores desempenhos mundias do setor…
Enquanto na Europa, o critério para ser contabilizado como turista é a pessoa ter dormido pelo menos numa noite num quarto de hotel, nos EUA as estatísticas (baseadas em “international arrivals”) descontam o turismo de fronteira (proveniente do México ou do Canadá). Já os números do receptivo turístico brasileiro são inflados e colhidos sem critérios suficientemente rígidos e confiáveis.
A VER NAVIOS!
No início, quando ficou decidido que a Copa de 2014 seria no Brasil, aventou-se a possibilidade de se trazer transatlânticos de cruzeiro para as costas cariocas. Esses navios serviriam para hospedar turistas estrangeiros durante a Copa.
Agora, já não há tempo hábil para isso, pois as companhias de cruzeiro martítmos a essa altura já traçaram outros planos para seus transatlânticos até lá.
Assim, estima-se que o Rio tenha dar um jeito de oferecer 17 mil leitos de hotel até 2014. E o pior é que a cidade corre o risco de micar com esses quartos quando o megaevento terminar e tenha que baixar os preços, o que não é afinal de todo ruim, pois o Brasil é um país prá lá de caro para o turista hoje em dia.
PROJETOS QUE NÃO VINGAM
Independentemente dos inúmeros problemas que vão ter que ser resolvidos até a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, é triste ver que nada muda no turismo brasileiro, onde o ministério é invariavelmente ocupado por políticos neófitos no assunto –e não por técnicos capacitados, como nos países onde o segmento é levado a sério.
Um bom projeto que infelizmente nunca sai do papel é a transformação do porto de Santos (SP) em polo turístico.
Sem uso há mais de duas décadas, os primeiros oito armazéns poderiam, segundo dizem, virar um compexo de turismo com verbas públicas e privadas, a exemplo do que aconteceu em Gênova (Itália), em Lisboa (Portugal) e na Cidade do Cabo (África do Sul).
Um terminal de cruzeiros moderno seria construído no local. Idem lojas, restaurantes, cinemas, hotéis, marina e, porque não, até um aquário também?
O Rio ’e o cancer do Brasil.Consome a grande fatia de verbas do turismo.Se esta fatia fosse justa,estrangeiros viriam p/o Br.conhecer belezas naturais com infra-estrutura,sem precisar parar no Rio.Prefiro nadar em rios do pantanal doque no lôdo de copacabana e Ipanema
O Rio ’e o cancer do Brasil.Consome a grande fatia de verbas do turismo.Se esta fatia fosse justa,estrangeiros viriam p/o Br.conhecer belezas naturais com infra-estrutura,sem precisar parar no Rio.Prefiro nadar em rios do pantanal doque no bostedo de copacabana e Ipanema
TURISMO NAS PRAIAS DE SÃO PAULO.
AS CIA. DE TURISMO AINDA NÃO TOMARAM A INICIATIVA DE FAZER TURISMO NAS LINDAS PRAIAS PAULISTA.
DE ONIBUS DE EXCURSÃO ,(( Não farofeiros)) PERCORRENDO AS PRAIAS DO LITORAL NORTE E LITORAL SUL PAULISTA , FICANDO DOIS , TRES OU MAIS DIAS EM CADA CIDADE, PERCORRENDO AS PRAIAS , SHOPPING , LUGARES TURISTICOS ETC.,,,ETC,,,
IRIA INCENTIVAR FORA DA TEMPORADA , OS HOTEIS , COMERCIO EM GERAL ETC…
MUITAS ASSOCIAÇÕES E APOSENTADOS PAULISTA, PROCURAM POR ESSAS EXCURSÕES NAS LOJAS DE TURISMO E A RESPOSTA ::::: NÃO FAZEMOS EXCURSÃO PARA O LITORAL PAULISTA.
PARTINDO AS EXCURSÕES DE SANTOS OU SÃO PAULO , OU OUTRAS CIDADES.
MUITOS AGUARDAM POR ESSA INICIATIVA.
PEDRO CORREIA
Oá Silvio Cioffi, tudo bem?
Já fizemos viagens famtour juntos para a Europa. Posso te mandar material sobre a Rede Hotel 10, que vem despontando no sul do Brasil como a preferida para franqueados? Você pode publicar?
Saudações
Nelci Seibel
Gostaria ainda de ver o Sr. Silvio relatar o que faz ou fez de positivo para fomentar o turismo interno.
Na verdade, o Brasil engatinha em matéria de turismo. Receber somente 5 milhões de estrangeiros por ano, sendo o país de maior potencial turístico do mundo, é uma vergonha. Vergonha também é nomear político inábil e não capacitado para ocupar o Ministério do Turismo. Enfim, chegar a 10 milhões de turistas estrangeiros, em 2020, é mais vergonhoso ainda. Enquanto isso, vamos participando ( o Brasil, claro) com menos de 1% no bolo turístico mundial.
A meta do Turismo brasileiro para 2020 é chegar a 10 milhões de turistas estrangeiros.
Não se pode cobrar que o país seja protagonista em recebimento de turistas estrangeiros. O Turismo é uma atividade recente no país.
O Turismo ocorre mais em suas regiões. A Espanha recebe mais de 50 milhões de turistas. A maioria vinda da Inglaterra, Alemanha e França (Turismo de sol e praia). O México recebe mais de 20 milhões de turistas, maioria esmagadora de americanos. Com a China acontece o mesmo. Já os Estados Unidos domina a mídia mundial, assim, é natural o número de turistas que eles recebem.
A Austrália também recebe 5 milhões de turistas. Não recebe mais por estar isolada geograficamente, e a maioria dos turistas asiáticos não gostarem de turismo de sol e praia.
O Brasil não é vizinho dos Estados Unidos, nem da Alemanha, Inglaterra, França… porque se fosse nós receberíamos milhões e milhões de turistas.
O que falta também no Brasil, é uma melhor qualificação dos jornalistas de Turismo. Curso de especialização para jornalistas, voltados ao Turismo. E que as Associações de jornalistas de Turismo se fortaleçam.
“Com a China acontece o mesmo”, no sentido que o Turismo acontece na região onde país se encontra, e não que recebe mais turistas americanos.
SEM DÚVIDA,A VIOLÊNCIA AFASTA DE FATO O
TURISTA ESTRANGEIRO.
QUANTO ÀS OBRAS SUPER FATURADAS, ELAS ESTÃO ENCHENDO OS BOLSOS DOS NOSSOS GOVERNANTES.
A LENTIDÃO DAS MESMAS, COM CERTEZA DEIXARÁ MUITA COISA INACABADA.
MORRO DE MEDO SÓ EM PENSAR NOS SUPER ENGARRAFAMENTOS QUE ACONTECERÃO DURANTE ESSES MEGAS EVENTOS QUE RIO DE JANEIRO SEDIARÁ.
O HELICÓPTERO SERÁ A ÚNICA SAÍDA.
Excelente artigo! Todo pais com um importante patrimônio historico, arquitetônico e natural possui um ministério ou departamento encarregado do desenvolvimento do potencial turistico do territorio como é o caso de paises como a França, Espanha, Estados Unidos entre outros. E triste de ver que um setor que poderia gerar muita riqueza e criar empregos seja de tal forma desprezado pelos nossos politicos!!! Os aeroportos de São Paulo-Guarulhos e Rio de Janeiro-Galeão deveriam ter sido ampliados e modernizados ha tempos. Faltam profissionais com conhecimentos linguisticos outros que o “portunhol” ou “falo fluentemente o Inglês basico, tipo CCAA!”…sem contar que os hotéis são carissimos em comparação à qualidade que eles dão em retorno! Sinceramente na minha opinião a Copa de 2012 vai ser um grande mico mais a gente ainda pode evitar um vexame maior em 2016 à condição de fazer a coisa certa!
Simplesmente acho que a a maioria das pessoas que falam mal da estrutura e servicos que temos aqui no Brasil sao pessoas que nao viajam pelo o mundo,ficar uma semana na Europa,Estados unidos etc….nao e conhecer realmente um pais,,,,conheço mais de 50 paises no mundo,… O Brasil tem muito que ensinar ao mundo.
Fora tudo o mais, brasileiro é mentiroso.
Vc está treinando para ser humorista? Tem que se esforçar mais, hein, pois a sua piada foi totalmente sem graça…
Também temos de ver o nível de país que você conhece. Não gosto de me equiparar por baixo. Vim numa travessia Atlantica e passei vergonha com os nossos portos perante os portos que parei na Europa. #VergonhaAlheia… o navio cheio de Europeus. As cidades sujas. A gente quer elogiar, mas só se for cego e sem olfato. Natureza bonita tem no mundo inteiro. Tem de ser pelo menos limpa.
‘…aventou-se a possibilidade de se trazer transatlânticos de cruzeiro para as costas cariocas’
Um dos erros do turismo brasileiro é centralizar tudo no Rio, em que pese os 8 mil km de costa. O Rio é a cidade brasileira mais divulgada lá fora.
Enquanto isso as capitais nordestinas dão banho de esplendor, o sul é exemplo de organização e preservação arquitetônica, o pantanal é sistematicamente sonegado e a amazônia não dispõe de uma boa estrutura hoteleira.
A continuar assim, não vamos passar dos 5 milhões/ano.
Gente
O que o turista com dinheiro vem fazer no Brasil alem de turismo sexual? nada. A recepção brasileira é péssima. As cidades são feias, mal planejadas, sem transportes público decente, além dos sítios históricos degradado, há uma legião de pedintes. Eu não faço mais turismo dentro do Brasil. Não gasto um centavo em vistar pois é um sacrifício viajar. Como não tem transporte público tenho que tomar taxi sempre sujo e com motoristas despreparados, quase sempre pilantras e muito muito fedidos. Ah, não esquecer da criminalidade, mas isso já banalizou, ninguem se assusta mais em ser assaltados.
Tenho uma foto de um ponto turístico de uma cidade divulgada lá fora, e preferida pelo turismo internacional, com um jacaré no meio do lixo dentro do rio. Garrafas pet, restos de plástico, e até um pedaço de um fogão. Lamentável. Como posso indicar um lugar desses no meu blog? As ruas tinham muito lixo, mas as lixeiras, pasmem! Estavam abarrotadas, não cabia mais nada. Tive de Levar a garrafinha vazia de volta pro navio.
Santos já esta com o projeto do porto em andamento faz anos. O museu do Pelé que vai inaugurar este ano faz parte do projeto. A Petrobras já começou a construção da sede de Santos e museu no porto. O texto não traz nada de novo, parece um desabafo mas nenhum estímulo ao debate.
Tal como dias atrás, onde fiz um comentario sobre não termos censura e usamos o medo da ditadura, para tanto e dessa forma nada sofre censura; vou pelo mesmo caminho no comentário que farei a seguir:
Será que é por ter sido um dos maiores pontos positivos dos governos militares que nunca mais tivemos um PND (Plano Nacional de Desenvolvimento). Sem um plano diretor as ações feitas por cada um dos ministérios, ficam isoladas, sem conjunto, não chegam a lugar algum.
Também não acredito, que com 32 subordinados algum executivo consiga ter comando, então já passou da hora de se reorganizar a estrutura do poder executivo nacional. Elevar a condição de ministério (ou secretaria vinculada a presidência) não é o suficiente para se resolverem os problemas que o Brasil tem, entre eles o baixo desempenho do seguimento econômico do turismo, apesar do alto potencial.
Isso só mostra o que virou a política brasileira na última década.
Só retórica, nenhuma ação.
Nossos políticos não querem o sucesso do Brasil.
Querem desviar o máximo e fazer o mínimo. Será o maior roubo da história.
A Grécia hoje é o Brasil amanhã.
Os turistas não vão ao Brasil porque talvez eles saibam que 1) O Brasil não tem o que oferecer ou tem quase nada para oferecer do que eles procuram.
2) Eles sabem que aí a criminalidade é muito alta e a probabilidade de uma pessoa ser assassinada é muita alta também além do que o Turista é um alvo predileto dos ladrões. Turista foge de violência como o Diabo foge da Cruz.
Agora vai haver 2 eventos importantes e certamente o Brasil vai atrair mais turistas do que o normal e isso será um excelente oportunidade para o Brasil de provar que a) é capaz de organizar eventos internacionais, b) de acolher os turistas internacionais oferecendo as melhores infra-estruturas(hotéis, segurança, etc) possíveis.
Vamos esperar para ver mas a julgar pelo passo de tartaruga em que andam as decisões são tomadas(e ainda se elas são tomadas), penso que a coisa está muito, mas muito feia.
A única coisa de que estou certo é que a violência vai aumentar mas Violência?
Vocês já estão acostumados com ela, já faz parte da vida de vocês, né?
Os números são bacanas, mas a percepção das razões é aquela cantilena clássica de imprecações contra os políticos e os empresários que nós comentaristas fazemos melhor que alguém com espaço reservado.
Por exemplo: qual a base da informação de que o Ministério do Turismo no exterior é ocupado por “técnicos capacitados”? Aliás, quantos países têm um Ministério do Turismo?
Mais: é incongruente dizer que os preços dos quartos têm de baixar para aumentar a demanda. As leis de mercado funcionam da maneira exatamente inversa. Você só constroi um hotel, em vez de uma churrascaria ou shopping, se o lucro valer a pena. O fato de os preços estarem altos atua justamente como um incentivo para que se construam mais hotéis. O que o governo tem que fazer? Facilitar a burocracia, ficar mais eficiente na concessão de licenciamentos e tal. Mas às vezes parece que o pessoal curte uma economia centralizada, em que o governo obrigasse as redes hoteleiras a construir empreendimentos com tais, tais e tais características, independente da viabilidade econômica – pra dar a impressão de estar “fazendo alguma coisa” e contentar a turba. Ou então criasse a Hotelbras…
Vamos melhorar o nível da crítica, né?
VOCE ESTA ERRADO .
NÃO ADIANTA CONSTRUIR MAIS HOTEIS . O TURISTA FICA ESPANTADO COM O CUSTO DAS DIARIAS E VAI PARA OUTROS PAISES QUE CUSTAM MUITO MENOS .
VOCE PRECISA SER MAIS INFORMADO SOBRE O ASSUNTO .