Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Blog do Turismo

Decifre o mundo das viagens

Perfil Questões essenciais aos viajantes e curiosidades sobre reportagens do caderno "Turismo"

Perfil completo

Os limites da publicidade em locais turísticos

Por Vanessa Corrêa da Silva
11/05/12 19:51

Nesta semana, a fabricante de automóveis Ferrari teve que pedir desculpas aos chineses por conta de uma ação de publicidade realizada na Muralha da China.

Durante o evento de promoção da marca, um automóvel modelo Ferrari 458, avaliado em 733 mil euros, foi alçado por uma grua até a parte superior da muralha, onde seu motorista realizou diversas manobras.

A ação deixou diversas marcas de pneu no piso da muralha e enfureceu muitos chineses. Várias pessoas questionaram o uso do local histórico, de grande importância para o país, em uma ação publicitária. As críticas levaram a montadora italiana a pedir desculpas à China.

Você acha que locais históricos deveriam ser vetados a eventos de publicidade ou acredita que essas ações podem ser realizadas, desde que respeitem o local?

About Vanessa Corrêa da Silva

Vanessa Corrêa da Silva, 27, é repórter de Turismo desde 2012. Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo, trabalhou no departamento de comunicação interna da empresa Hewlett-Packard e na agência de notícias Ansa.
View all posts by Vanessa Corrêa da Silva →
Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Carlos comentou em 18/05/12 at 18:12

    Desde a lei Cidade Limpa passei a ver a publicidade como inimiga da qualidade de vida das cidades. Lembro de São Paulo antes da lei: era de enlouquecer. Um inferno em forma de bombardeio de anúncios fazia desta cidade um lugar hostil ao olhos e à saude mental.

    Com a retirada dos outdoors, placas, cartazes, back lights e outros a cidade revelou-se. A arquitetura do belíssimo centro velho agora é fotografada pelos turistas, algo que não ocorria antes. De patinho feio, São Paulo tornou-se referência mundial e outras cidades brasileiras seguiram o exemplo.

    Já nos anuncios de TV o efeito é o contrário. A propaganda acaba disseminando positivamente a imagem da cidade país afora. Talvez pela magia que a TV empresta, sei lá, o fato é que São Paulo é fotogênica.

    A propósito, no blog do Raul Lores há um belo vídeo da Dow filmado em São Paulo, na Imigrantes e na estação ferroviária central de Campinas. Veiculado no Youtube, o vídeo é mostrado diariamente na TV americana. Podemos sentir ali o efeito positivo propiciado por uma boa propaganda, a que não agride a paisagem urbana.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailblogdoturismo.folha@uol.com.br

Buscar

Busca

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).