As melhores aéreas para resgatar milhas e pontos
17/05/12 18:00As reclamações mais frequentes de consumidores sobre companhias aéreas são referentes ao serviço de milhagem, ou pontos, ganhos a cada viagem feita, dentro dos programas de fidelidade.
Com essa questão em mente, o jornal “The Wall Street Journal” publicou hoje os resultados para este ano de uma pesquisa feita anualmente pela consultoria de viagem IdeaWorks Co em sites de companhias para verificar a disponibilidade de assentos para trocas por pontos ou milhagens.
A falta de lugar no voo desejado dentro das especificações desses sistemas é uma das grandes reclamações dos clientes. A pesquisa consultou sites de 23 empresas para voos entre junho e outubro deste ano.
Em primeiro lugar ficou a Air Berlin, com 100% de voos disponíveis dentro desses quesitos. Em terceiro ficou a brasileira Gol, com 97,1% de disponibilidade de assentos _e com queda de 2,9 pontos em relação à pesquisa anterior.
(Reprodução do site do jornal “The Wall Street Journal”
Tabela da pesquisa sobre disponibilidade de assentos a serem trocados por milhas ou pontos
Em último lugar ficou a Delta, com 27,1% de assentos disponíveis. No penúltimo, a Emirates, com 32,9% e queda de 2,8 pontos.
A pesquisa identificou uma tendência nos planos de fidelidade: a adoção de pontos no lugar de milhas. Atrelados ao dinheiro gasto, e não ao número de milhas voados, os sistemas de pontos rendem mais com tarifas mais caras, o que não acontece com os de milhagem.
E você, já teve problemas ao usar pontos ou milhas em seu programa de fidelidade? Quais?
Impossivel resgatar passagens internacionais pela TAM!!!!!
Artigo muito interessante. Não devemos esquecer que entre um cliente querendo comprar um bilhete regular e um outro querendo gastar as suas milhas na aquisição de um bilhete-prêmio, a companhia aérea vai privilegiar o primeiro e impôr restrições ao segundo. Um bilhete-prêmio, utilizando milhas – ou pontos, é submetido à disponibilidade de lugares em uma classe de reserva pré-determinada, assim sendo, um cliente deve ter em mente que nem sempre ele pode encontrar disponibilidade no vôo, no dia e horario no qual ele quer viajar… afinal de contas todo mundo quer ir ao Rio de Janeiro, Salvador, Florianopolis ou Porto Seguro no Carnaval e a Miami, Orlando, Nova York ou Londres durante as férias escolares né!?
Certas companhias aéreas como por exemplo Air France e KLM oferecem a possibilidade de reservar um bilhete-prêmio sem restrições de disponibilidade mais utilizando o dobro de milhas.
Outro ponto: muitos clientes esquecem que as taxas de embarque e combustivel não estão incluidas no valor do bilhete-prêmio e devem ser pagas no momento da emissão e em certos casos isto pode afetar a decisão do cliente no momento da reserva pois se as taxas de embarque e combustivel são elevadas o bilhete-prêmio pode perder a sua atratividade.
a TAP (Portugal)tambem nem aparece. E uma vergonha resgatar milhas pela TAP.Fiquei 5 meses esperando e não consegui, mesmo ligando quase todos os dias e com imensa flexibilidade de datas.
E a TAM onde está? Deve estar abaixo da última colocação pois o Programa Infidelidade é terrível.
A TAM é uma merda para resgatar milhas.
Porque a TAM não aparece na pesquisa? Será que é porque o programa de milhas dela é tão ruim que não recebeu sequer avaliação?