Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Blog do Turismo

Decifre o mundo das viagens

Perfil Questões essenciais aos viajantes e curiosidades sobre reportagens do caderno "Turismo"

Perfil completo

As melhores aéreas para resgatar milhas e pontos

Por Marina Della Valle
17/05/12 18:00

As reclamações mais frequentes de consumidores sobre companhias aéreas são referentes ao serviço de milhagem, ou pontos, ganhos a cada viagem feita, dentro dos programas de fidelidade.

Com essa questão em mente, o jornal “The Wall Street Journal” publicou hoje os resultados para este ano de uma pesquisa feita anualmente pela consultoria de viagem IdeaWorks Co em sites de companhias para verificar a disponibilidade de assentos para trocas por pontos ou milhagens.

A falta de lugar no voo desejado dentro das especificações desses sistemas é uma das grandes reclamações dos clientes. A pesquisa consultou sites de 23 empresas para voos entre junho e outubro deste ano.

Em primeiro lugar ficou a Air Berlin, com 100% de voos disponíveis dentro desses quesitos. Em terceiro ficou a brasileira Gol, com 97,1% de disponibilidade de assentos _e com queda de 2,9 pontos em relação à pesquisa anterior.

(Reprodução do site do jornal “The Wall Street Journal”

 Tabela da pesquisa  sobre disponibilidade de assentos a serem trocados por milhas ou pontos

Em último lugar ficou a Delta, com 27,1% de assentos disponíveis. No penúltimo, a Emirates, com 32,9% e queda de 2,8 pontos.

A pesquisa identificou uma tendência nos planos de fidelidade: a adoção de pontos no lugar de milhas. Atrelados ao dinheiro gasto, e não ao número de milhas voados, os sistemas de pontos rendem mais com tarifas mais caras, o que não acontece com os de milhagem.  

E você, já teve problemas ao usar pontos ou milhas em seu programa de fidelidade? Quais?

 

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Liliane comentou em 25/07/12 at 22:55

    Impossivel resgatar passagens internacionais pela TAM!!!!!

  2. Hugo Do Nascimento comentou em 21/05/12 at 21:45

    Artigo muito interessante. Não devemos esquecer que entre um cliente querendo comprar um bilhete regular e um outro querendo gastar as suas milhas na aquisição de um bilhete-prêmio, a companhia aérea vai privilegiar o primeiro e impôr restrições ao segundo. Um bilhete-prêmio, utilizando milhas – ou pontos, é submetido à disponibilidade de lugares em uma classe de reserva pré-determinada, assim sendo, um cliente deve ter em mente que nem sempre ele pode encontrar disponibilidade no vôo, no dia e horario no qual ele quer viajar… afinal de contas todo mundo quer ir ao Rio de Janeiro, Salvador, Florianopolis ou Porto Seguro no Carnaval e a Miami, Orlando, Nova York ou Londres durante as férias escolares né!?
    Certas companhias aéreas como por exemplo Air France e KLM oferecem a possibilidade de reservar um bilhete-prêmio sem restrições de disponibilidade mais utilizando o dobro de milhas.
    Outro ponto: muitos clientes esquecem que as taxas de embarque e combustivel não estão incluidas no valor do bilhete-prêmio e devem ser pagas no momento da emissão e em certos casos isto pode afetar a decisão do cliente no momento da reserva pois se as taxas de embarque e combustivel são elevadas o bilhete-prêmio pode perder a sua atratividade.

  3. gilmar comentou em 20/05/12 at 20:01

    a TAP (Portugal)tambem nem aparece. E uma vergonha resgatar milhas pela TAP.Fiquei 5 meses esperando e não consegui, mesmo ligando quase todos os dias e com imensa flexibilidade de datas.

  4. Fernando Tenório comentou em 18/05/12 at 9:51

    E a TAM onde está? Deve estar abaixo da última colocação pois o Programa Infidelidade é terrível.

  5. Onofre Batista comentou em 17/05/12 at 21:25

    A TAM é uma merda para resgatar milhas.

  6. Vinicius comentou em 17/05/12 at 20:05

    Porque a TAM não aparece na pesquisa? Será que é porque o programa de milhas dela é tão ruim que não recebeu sequer avaliação?

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailblogdoturismo.folha@uol.com.br

Buscar

Busca

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).