O Jubileu de Diamante - e algumas excentricidades
31/05/12 20:44Debates antimonarquia à parte, é difícil não ver a rainha da Inglaterra como um ícone do país. E, dentro desse contexto, o Jubileu de Diamante de Elizabeth 2ª, que concentra suas principais celebrações no neste final de semana, não é de pouca importância.
A atual rainha _ em um trono que foi ocupado por mulheres de grande peso histórico _ é apenas a segunda monarca de toda a história da realeza no Reino Unido a alcançar a marca de 60 anos no poder, atrás da longeva rainha Vitória, que permaneceu 63 anos.
A programação oficial inclui um desfile de embarcações pelo rio Tâmisa e pode ser conferida no site do órgão oficial de turismo do Reino Unido, o Visit Britain. Há também um site oficial do Jubileu, em inglês, com vários detalhes dos eventos ao longo do ano.
Miguel Medina/France Presse
Navio francês do século 19, conhecido como “The Belem”, no Tâmisa à espera do desfile de embarcações do Jubileu
Há um outro aspecto mais curioso do Jubileu: as celebrações laterais à programação oficial. Não me refiro às exposições relacionadas ao tema, que estarão em diversos locais do Reino Unido, incluindo atrações importantes de Londres, como o palácio de Buckingham e a Torre de Londres.
São as celebrações mais “excêntricas” _adjetivo um tanto usado sobre britânicos _ que chamam a atenção. Uma delas celebra o amor da rainha Elizabeth 2º por seus cães da raça corgi: os seis pubs da Renaissance, no sudoeste da cidade, nos bairros de Clapham, Battersea e West Dulwich, vão oferecer menus especiais para cães da raça, e também para os dorgi. O regalo é gratuito para cães cujos donos consumam drinques no pub.
Outro evento curioso é diretamente ligado à forte cultura rock do país: o festival The Last Jubilee, que revive o espírito do Jubileu de 1977, quando o movimento punk inglês estava no auge – a título de curiosidade, é interessante lembrar que um grande hit de um dos maiores expoentes da onda punk inglesa, a banda Sex Pistols, foi “God Save the Queen”.
A ideia do festival é reunir bandas punks tradicionais como os Buzzcocks, The Damned e 999 durante o final de semana central do Jubileu. E, quem diria, a ideia de um festival punk encontrou alguma resistência 30 anos depois do auge do movimento. Pelo menos é o que diz o site do festival, que iria acontecer no jóquei da cidade de Bath.
O governo municipal barrou a realização do festival no jóquei, mas só anunciou o veto hoje, apenas um dia antes do evento. Para a organização do festival, trata-se de um ato deliberado por conta de se tratar de um festival de punk _que atrairia “elementos indesejados na visão municipal _ e por ter sido considerado um evento “anti-Jubileu”.
O festival não vai mais ocorrer no jóquei, e provavelmente não haverá tempo hábil para transferí-lo para outro lugar mantendo as datas. Mas os organizadores pedem calma e afirmam que o evento em si não está cancelado, e será realizado em local e data apropriados.
Apenas uma correção: o Jubileu é de Diamante e não de Ouro.
Obrigada, Rodrigo, a informação foi corrigida