Vampiros atiçam turistas - agora na Bulgária
13/06/12 19:07A terra dos vampiros por excelência é a Romênia, na Europa Central, onde fica a Transilvânia, no interior do arco formado pelos Cárpatos. É nessa região montanhosa e de paisagem desolada que viveu Vlad Tepes, ou Vlad, o Empalador, um príncipe da Valáquia conhecido por sua crueldade, que deu origem à lenda do conde Drácula.
Mas uma descoberta em Sozopol, pequena cidade búlgara na região do mar Negro, que despertou a sanha dos turistas interessados em vampiros. Arqueologistas encontraram dois esqueletos, com cerca de 700 anos, trespassados por estacas de ferro _ o que teria sido feito para impedir que eles se levantassem dos túmulos à noite para atacar os vivos atrás de seu sangue.
France Presse
Esqueleto com estaca de ferro encontrado em Sozopol, na Bulgária
Segundo o dirigente do Museu de História Natural da Bulgária, Bozhidar Dimitrov, a prática de cravar uma estaca de ferro em cadáveres de pessoas consideradas malignas em vida não era incomum, e cerca de cem corpos nessas condições foram encontrados no país ao longo dos anos.
O que ele considera um achado “corriqueiro”, no entanto, atraiu a atenção dos viajantes atrás de aventuras vampirescas. As agências de viagem búlgaras reportaram um grande interesse na descoberta dos “vampiros”, com demanda maior de alemães e britânicos, mas também de russos e americanos, por férias “assombrosas” no local.
Exagero? É bom não subestimar o interesse por essas criaturas lendárias. O lançamento da saga Crepúsculo, por exemplo, reavivou o turismo ligado aos vampiros na Romênia, onde há atrações consagradas.
E você, viajaria à Bulgária -ou à Romênia – para um passeio vampiresco?
eu sou fassinada por vampiros e tenho vomtade de conhecer um vivo pesquisando sobre eles é muiiiiito interesante