Turista brasileiro na mira dos EUA
20/08/12 19:43Com o objetivo de atrair mais turistas, os Estados Unidos lançaram uma campanha publicitária que mostra o país aberto a pessoas de diferentes estilos, religiões, etnias e orientações sexuais.
A campanha será veiculada em revistas, jornais, canais televisivos e nas mídias sociais. Além de Japão, Canadá, Grã-Bretanha e Coreia do Sul, um dos países-alvo da ação é o Brasil.
Essa é apenas uma entre as diversas iniciativas tomadas pelos Estados Unidos nos últimos meses para atrair mais turistas brasileiros. O país já fez esforços para agilizar a obtenção do visto no Brasil e acena com a possibilidade, ainda não confirmada, de abolir a necessidade do documento.
Além disso, a São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal de turismo e eventos de São Paulo, e a NYC & Company, organização de marketing e turismo de Nova York, fecharam um acordo em junho passado para promover e estimular as viagens entre as duas cidades até 2013.
Todo esse esforço é baseado em fatos. O Brasil é a segunda maior fonte de visitantes estrangeiros para Nova York e maior mercado em gastos de turistas na cidade americana. Os visitantes brasileiros são também os que mais viajam à Flórida. Segundo o Visit Flórida, 1, 46 milhão de turistas brasileiros visitaram a região em 2011, deixando mais de US$ 2 bilhões no país.
Os Estados Unidos não estão sozinhos na busca pelo turista do Brasil. Na última semana, o Uruguai lançou uma campanha para atrair brasileiros a suas cidades, sobretudo Punta del Este, o principal destino turístico do país.
Segundo números oficiais, dos três milhões de turistas que ingressaram no ano passado no Uruguai, 14% eram brasileiros. Pela proximidade entre os países, esse número ainda tem potencial para crescer muito e agora o Uruguai corre atrás de viajantes do país vizinho.