Dormindo no aeroporto
28/08/12 12:42Apesar de não ser a alternativa mais confortável, passar a noite em um aeroporto pode ser uma opção vantajosa para o turista que tem um voo bem cedo e não quer pagar uma diária de hotel para passar poucas horas em uma cama.
Em caso de atraso ou cancelamento de voos, ver o sol nascer pelas janelas do aeroporto pode se tornar inevitável e é bom não ser pego desprevenido.
O site The Guide to Sleeping in Airports dá algumas dicas valiosas para aqueles que vão enfrentar uma noite inteira em um saguão com cadeiras de plástico. Veja algumas.
Tenha um plano B – Apesar de a maior parte dos aeroportos não ter restrições, alguns locais não aceitam que turistas durmam em seus saguões e corredores e há terminais menores que simplesmente fecham as portas após os últimos voos noturnos. Por isso, quem planeja passar a noite em um aeroporto por escolha própria deve pesquisar opções de hotéis nas redondezas e sempre ter a passagem em mãos, caso algum segurança do aeroporto questione porque você está passando a noite ali.
Não esqueça de itens básicos – Para uma noite minimamente confortável, é recomendável levar na mala alguns itens básicos. Travesseiro inflável, máscara para dormir e tampões de ouvido podem ajudar muito aqueles que esperam dormir ao menos algumas horas. Para os insones, é essencial ter passatempos como um livro, revistas e um aparelho de mp3.
Não passe fome – Leve um sanduíche, frutas ou barras de cereal e tenha sempre uma garrafa de água, já que as lojas e lanchonetes dos aeroportos fecham durante a noite.
Cuide da sua bagagem – Mesmo que você esteja em um aeroporto dinamarquês e acredite que não será roubado de jeito nenhum, convém não deixar seus pertences sem vigilância. O local pode ser muito seguro, mas você ainda corre o risco de confundirem sua mala abandonada no corredor com um pacote de bombas.
Chegue cedo – Alguns aeroportos são tão concorridos à noite que ficam parecendo campos de refugiados. Se não quiser passar a noite sentado no chão ao lado do banheiro, é bom chegar no máximo às 22h.
O Aeroporto de Guarulhos é péssimo nesse quesito, a maioria dos bancos tem uma divisória que impede vc de deitar. Tem alguns que estão com essa divisória quebrada, e são muito disputados. Mas pelo menos vc pode deitar no chão nos cantos do aeroporto sem ser importunado. Experiência de quem já passou algumas noites lá.