Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Blog do Turismo

Decifre o mundo das viagens

Perfil Questões essenciais aos viajantes e curiosidades sobre reportagens do caderno "Turismo"

Perfil completo

Será que Cumbica decola com crédito do BNDES?

Por silvio cioffi
07/09/12 17:57

O aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), é uma baiuca. Para se chegar nele, o acesso é horroroso e demora horas. Dentro, além dos preços extorsivos praticados pelos bares e restaurantes, há pouca vigilância, seja na área de estacionamento, seja nos saguões de embarque e de desembarque.

Quem chega de viagem, passa por uma apertada (e única) escada rolante e busca as suas malas, logo vê o caos causado pelas esteiras de mala precárias e estreitas, com bagagens que caem pelas tabelas. E tem a fila do free shop, que frequentemente dá a volta na loja nos horários de maior fluxo de chegada de voos internacionais.

A novidade é que o aeroporto de Guarulhos estará entrando em reforma. A empresa sul-africana Acsa, que, entre outros, reformou e adminstra o aeroporto (excelente e caro) de Johannesburgo, anunciou na última quarta-feira que está iniciando as obras de ampliação de Cumbica.

A empresa terá que correr contra o relógio para, a tempo da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, construir um terceiro terminal de passageiros capaz comportar 12 milhões de passageiros/ano, um hotel de padrão cinco estrelas com 50 leitos e um edifício de cinco andares que servirá para o estacionamento de 3.300 vagas.

O investimento previsto é de R$ 3 bilhões até 2014 _e a Acsa se comprometeu a entregar as melhorias três meses antes da Copa. 

Como não existe investimento sem retorno no mundo das empresas privadas, é de se esperar um aumento das taxas aeroportuárias e, também, dos aluguel dos estabelecimentos comerciais que funcionam dentro de Cumbica, valores que, imagina-se, serão repassados para os passageiros.

A concessionária sul-africana recorreu ao crédito do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e os recursos devem ser liberados de acordo com o ritmo das obras.

Depois da Copa de 2014, a Acsa, que vai administrar Cumbica por 20 anos, ainda deverá, segundo contrato, seguir investindo em mais melhorias (tais como a expansão do terminal futuro 3 e a construção de outros dois hotéis (um de três e outro de quatro estrelas).

Se o Brasil quer ser sede de eventos internacionais do porte de uma Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016, tais investimentos são absolutamente necessários. E, quem viver, verá se os planos arrojados foram realizados com eficiência e lisura, duas condições básicas que nem sempre andam juntas quando se trata de gerir o bem público no país.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Os comentários pelo formulário foram fechados para este post!

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailblogdoturismo.folha@uol.com.br

Buscar

Busca

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).