Sete regras para (um gringo) economizar no Brasil
12/09/12 19:51O blog “Frugal Traveler” do portal do jornal “NY Times” listou sete regras para encomomizar durante uma viagem ao Brasil. É sabido: São Paulo e Rio já estão entre as cidades mais caras do mundo, e isso, é claro, afeta o turismo.
A primeira regra citada é procurar uma tarifa aérea barata. E, para isso, a recomendação é que os estrangeiros procurem agências especializadas no Brasil –e não saiam logo comprando a tarifa que encontram na internet.
Segundo: cortar custos no Rio de Janeiro. Todo gringo imagina: Brasil = praia de Ipanema. Sugestão? Ficar na Glória, no Flamengo ou em Botafogo, evitando a Barra (considerada longe e insossa; uma verdade, diga-se) e o centro (tido como muito arriscado; bom, vá lá).
Achei legal o item de número três, que sugere deixar o Rio e não sair correndo atrás da Amazônia. Ir aonde, então? Minas Gerais, com suas cidades coloniais e “onde fica a soul food brasileira”.
Quarto: fugir de grandes restaurantes em São Paulo e no Rio. Ok, os preços para comer estão um absurdo, mas a ideia aqui é procurar locais com bufê ou por quilo (estrangeiros adoram, apesar de acharem absurda, a ideia de pagar pelo peso da sua comida) e lanchonetes, onde, afirma o jornalista, é possível comer por menos de R$ 10.
Para se acomodar, a proposta é deixar de lado hotéis e buscar pousadas. Para se comunicar, aprender um pouco de português. “Os brasileiros são pessoas maravilhosas que falam um inglês terrível.”
Por último, um aviso do blogueiro estadunidense: Rio e São Paulo não são cidades tão perigosas quando (os gringos) imaginam. “Exceto por raras exceções, turistas não são mortos ou sequestrados.” Mas, avisa, assaltos ocorrem, e o ideal é sair à noite com um pouco de dinheiro, um cartão de crédito e a cópia do passaporte.
“Os brasileiros são pessoas maravilhosas que falam um inglês terrível.”
hahahahah pra mim que é o contrário. Somos tão esforçados em receber bem que, mesmo não sabendo falar a gente quer se comunicar.
A dica de Minas é boa hein.. eu também, sendo turista, troco o Rio por Minas em qualquer estação do ano. 🙂
Acho a cidade de São Paulo ainda bastante violenta, principalmente para estrangeiros. E gostaria muito de saber onde comer bem por menos de R$ 10!
Pelo menos não falaram mal do Brasil desta vez