Hostilidades contra turistas em Berlim
13/09/12 18:32Uma reportagem da agência de notícias Reuters, que logo repercutiu no Huffington Post e em vários outros sites, avisa os turistas que rumam a Berlim: a hostilidade dos moradores locais contra os visitantes piorou.
Segundo a reportagem, o aumento de turistas na capital alemã vem trazendo desconforto aos moradores, que os culpam por várias mazelas, do aumento dos aluguéis ao excesso de barulho nas ruas.
A implicância é com os turistas jovens, que fazem viagens baratas para curtir a vida noturna da cidade, considerada uma das melhores do mundo, se não a melhor.
Pela cidade, placas e adesivos incitam turistas a deixar Berlim em paz. “Turistas barulhentos, voltem para casa”, diz um. “Berlim não te ama”, diz outro.
Em uma galeria conhecida por seus bares, uma janela mostra a frase: “Sorry, no entry for US hipsters” – algo como “sinto muito, não aceitamos hispsters norte-americanos”, citando o termo que denomina uma subcultura de jovens moderninhos.
(Foto: Divulgação)
Pista da casa noturna Berghain, em Berlim
Não que esses protestos tenham intimidado os turistas: o crescimento do setor continua na cidade, alcançando um número recorde em julho, segundo o Visit Berlin, órgão oficial para a promoção do turismo na cidade.
Foram 988.600 visitantes, aumento de 10,6% na comparação com o mesmo mês de 2011. Segundo o órgão, é um dos maiores números desde que o registro começou a ser feito.
Em tempos de crise na Europa, Berlim não pode abrir mão dos turistas. Resta saber se o bode dos moradores com visitantes barulhentos causando distúrbios pelas ruas vai arrefecer.
E você, já teve uma experiência hostil como essa?
Nunca tive uma experiência hostil desse tipo,mas numa cidade da Bélgica (Kortrijk) eu e minha filha,sendo meu marido belga,fomos praticamente recusados de ser atendidos num café de “goticos” frequentado pelos skinheads e outros extremistas de direita,apenas porque não tinhamos o aspecto deles. Podiam avisar na porta que so aceitam gente como eles,mas não avisam para assim criar constrangimento! Nunca fui em Berlim mas acredito que sejam la menos xenofobos que em algumas cidades belgas.
Visitei Berlim no mês de julho, a cidade tem uma aura maravilhosa, é realmente muito movimentada, o número de turistas é sem igual. Nada tenho de negativo a falar sobre a cidade, os moradores e os alemães. Pretendo voltar inúmeras vezes, pois há muito o que se ver, é uma cidade culturalmente muito rica. Respira-se história naquele lugar, é emocionante!!
Os motoristas de Berlim adoram buzinhar raivosamente para gente visivelmente estrangeira.