Biblioteca de NY transcreve menus do séc. 19
26/09/12 19:34O que as pessoas comiam em 1840? Como elas se socializavam? Quanto custava um prato ou uma bebida nessa época?
A Biblioteca Pública de Nova York está transcrevendo cardápios de restaurantes estadunidenses que funcionaram a partir de 1840. O acervo é grande: conta, atualmente, com cerca de 45 mil menus.
Mais de 15 mil deles já estão digitalizados e podem ser acessados no site menus.nypl.org.
Os arquivos são visualizáveis por inteiro e é possível dar um zoom em locais selecionados. O ruim é que, quando clicamos para ver o plano aproximado, a imagem aparece estática, somente da área eleita, à moda antiga (flash não está disponível). É preciso então voltar ao arquivo original.
Numa barra à direita, há o menu transcrito na ordem em que aparece na foto com seus respectivos valores. Não agrada tampouco o todos fato dos itens estarem listados em uma coluna comprida, o que dificulta em caso de cardápios grandes.
Um dos mais antigos que encontrei data de julho de 1859, do New York Hotel. Sem valores, a simples carta traz divisão em seis categorias: carnes, carnes frias, peixes, ovos, vegetais e pãoes e bolos. Serviam “omelete doce” e arroz cozido (alocado entre os vegetais), por exemplo. Entre as carnes, lá estão, entre os poucos demais itens, rim, tripa e fígado.
Outro de outubro de 1852, Irving House, também de Nova York, tem uma (até que) extensa lista de vinhos. Champanhe a US$ 2 (seria uma garrafa?)? Uma “pint” do espumante a US$ 1?
Interessante, não?
Muito legal!