Museus gastronômicos
27/09/12 19:30Foi inaugurado hoje perto de Bolonha, na cidade de Anzola dell’Emilia, na Itália, um museu inédito: o Gelato Museum Carpigiani, dedicado à história dos famosos sorvetes italianos.
O museu está na sede da Carpigiani, fabricante bolonhesa de maquinário para a produção do sorvete, e abriga mais de 20 máquinas oficiais de gelato, além de dez mil imagens, documentos, ferramentas e acessórios históricos e exibições multimídia.
(Reprodução) O site do Gelato Museum Carpigiani, na área de Bolonha
As visitas são gratuitas e precisam ser agendadas. Mas quem não tem como ir até Bolonha pode aprender um pouco com a apresentação no site do museu, que traça a origem do gelato aos tempos de Catarina de Médici.
Saindo da sobremesa para o prato principal, o primeiro museu dedicado à pizza foi aberto em Filadélfia, nos EUA. O Pizza Brain tem uma pizzaria artesanal e abriga a maior coleção de memorabilia relacionada a pizzas do mundo, registrada no livro “Guinness” de recordes.
(Reprodução) O site do Pizza Brain, museu dedicado à pizza em Filadélfia
Inaugurado no começo do mês, o museu também tem entrada gratuita. Uma pena que seu site não tenha o mesmo material da página do Gelato Museum. Para conhecer a coleção, é preciso ir até Filadélfia _ a vantagem é que dá pra comer uma pizza in loco.