"The Hobbit" e o fôlego do turismo na Nova Zelândia
11/10/12 18:03Reprodução da home page do site de Hobbinton
A trilogia de filmes “Senhor dos Anéis” impulsionou o turismo na Nova Zelândia, país em que os longas foram filmados, de uma maneira impressionante.
Com um novo filme de Peter Jackson, “The Hobbit”, em fase de pós-produção, logo o interesse será renovado, e a estrutura turística montada para receber os “tolkienmaníacos” se fortalece.
Um exemplo é Hobbinton, fazenda que serviu como cenário para a área habitada pelos hobbits – criaturas pacíficas, que não passam de um metro de altura, que têm papel central na trama de Tolkien.
Após as primeiras filmagens, parte das casinhas dos hobbits foram destruídas, mas mesmo assim o local atraiu turistas. Com a volta das filmagens para o novo filme, o cenário foi reconstruído e agora a fazenda se preparou melhor para receber visitantes e conta com um pub e uma loja de suvenires, em uma parceria entre o dono do local e a companhia de Jackson.
País cênico, com montanhas impressionantes, vulcões e paisagens verdes, a Nova Zelândia tem no turismo uma importante fonte de renda: o setor foi responsável por 9% do PIB nacional em 2010.
Conhecido como um destino ecológico, com um ecossistema único, passou também a ser a representação cinematográfica da Terra Média, e as atrações para os fãs da série vão bem além de Hobbiton. Um exemplo são as montanhas batizadas, apropriadamente, The Remarkables – algo como “as notáveis”.
Quem pensa em explorar a Nova Zelândia em busca da Terra Média encontra mais sugestões (em inglês) no site do órgão oficial de turismo do país.