Uma doação milionária para o Central Park
25/10/12 15:51A agência EFE noticiou esta semana que um multimilionário norte-americano, John Paulson, doou US$ 100 milhões para a conservação do Central Park, em Nova York. Essa é a maior quantia já doada para um parque público na história.
A doação será destinada à organização Central Park Conservancy, uma entidade privada sem fins lucrativos que administra o parque.
“Caminhando pelo parque em diferentes estações do ano, sempre me vinha à mente que o Central Park é a instituição cultural de Nova York mais merecedora desta doação”, afirmou Paulson.
O milionário declarou que “o parque é muito grande e esta doação é relativamente pequena”, pois, em sua opinião, “é impossível imaginar o que seria Nova York sem o Central Park”.
Você concorda com Paulson? Acha que os milionários brasileiros deveriam fazer o mesmo por aqui?
Para quem conhece NY, a cidade mais cosmopolita do planeta e uma das mais visitadas também. A cidade agradece esse e outros tantos que o turista vê ou lê que milionários doam essa grana toda por algum motivo que não é só o fisco, mas porque gostam da cidade. Por aqui é quase impossível, que me lembre, algum milionário brasileiro doar alguma coisa para uma cidade do porte de São Paulo ou Rio de Janeiro.
A qualidade cívica da classe empresarial é absurdamente diferente entre Brasil e EUA. Os empresários aqui só querem lucro fácil e quando querem aproveitar cidades com boa qualidade de vida preferem ir para cidades como NY. Muito mais fácil não?
Os empresários brasileiros – e os paulistas em particular – tem uma visão muito particular sobre São Paulo. A cidade é vista como uma gigantesca mina de extração de riquezas, nada mais. Mas não só eles. De uma maneira geral, quem vem para São Paulo traz uma mala na mão e uma ideia na cabeça: ganhar dinheiro.
Muitos conseguem. Mas na hora de retribuir, dão para trás.
O dono das Casas Bahia por exemplo.
Construiu seu império de lojas aqui. Mas emplacou seu caminhões de entrega em Curitiba, fugindo do IPVA paulista. Para quem não sabe, uma parcela do IPVA é destinada à cidade onde o veículo é emplacado.