Em Roma, sem pizza e sem sorvete
06/11/12 20:16Em uma tentativa de aumentar a proteção de suas estátuas, fontes e outros monumentos, a cidade de Roma aprovou em outubro um regulamento municipal que proíbe o consumo de comidas e bebidas em áreas de importância histórica, artística, arquitetônica e cultural do centro da capital italiana.
A medida afeta os milhares de turistas que todos os dias visitam locais como o Coliseu, o Panteão, a Fontana di Trevi e as famosas escadas da Piazza di Spagna.
Pessoas comendo um sanduíche ou saboreando um sorvete serão advertidas pelos policiais romanos e correm o risco de levar uma multa, cujo valor varia entre 25 e 500 euros.
A proibição de comer próximo a locais turísticos não é exclusividade de Roma. Fazer um lanche rápido nas escadas da Piazza San Marco, que atrai 25 milhões de turistas todos os anos em Veneza, também não é permitido há anos.
“Este é um local em Veneza que todos os visitantes querem ver e não podemos ter uma sitação onde é preciso andar entre pessoas comendo sanduíches de salame”, disse ao jornal “The New York Times” o diretor geral da comuna de Veneza, Marco Agostini.
Antonio Gazzellone, membro do conselho municipal de Roma e responsável pelo turismo da cidade, declarou ao jornal que espera que nenhum turista seja multado. “É uma questão de civilidade. Você não comeria uma pizza e derrubaria molho de tomate na escadaria da Casa Branca em Washington.”
E você? Concorda com a proibição ou acha que é um exagero?
Concordo com a proibição. Há uma tendência , que considero deselegante, de se fazer qualquer coisa comendo alguma coisa. Para refeições há restaurantes ou lanchonetes. Fez seu próprio lanche ? Coma-o em um espaço adequado. E , finalmente, permitam-me fugir do assunto dentro do assunto: acho deplorável entrar em um cinema e ver aquilo transformado em lanchonete, ouvindo o barulho de pessoas abrindo sacos de pipoca, latas de refrigerante e deixando tudo emporcalhado depois.