Os 150 anos do metrô de Londres
06/12/12 18:48As plaquinhas redondas que pontilham a paisagem londrina marcando as estações do “Underground” _O velho metrô, o primeiro do mundo, apelidado de “Tube” pelos ingleses_ são familiares a qualquer turista que tenha passado pela cidade. Afinal, é muito mais fácil circular por Londres pelo metrô, que cobre toda a cidade e tem estações próximas, do que enfrentar o trânsito intenso e os preços dos táxis londrinos.
Por fim, o metrô acaba sendo uma lembrança vívida dos turistas – e quem pretende visitar Londres no ano que vem tem a chance de dar uma espiada nas festividades dos 150 anos do sistema, cuja primeira viagem aconteceu em 9 de janeiro de 1863.
(Reprodução) Cartaz que faz parte de exposição nas comemorações
As entradas para os principais eventos, passeios em uma locomotiva a vapor que correu nos trilhos do metrô londrino, feita em 1898, e em um vagão histórico de 1892, ambos restaurados, estão esgotadas. Mas é possível conferir uma série de outras atrações, entre elas uma exposição de 150 cartazes históricos do “Tube”.
E quem adora suvenires pode comprar produtos comemorativos diferenciados em vez das canecas com o mapa do metrô e as camisetas “Mind the Gap” – cuidado com o vão, trilha sonora onipresente nas estações londrinas.